Capa

A curva do esquecimento é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa que está se preparando para uma prova, teste, avaliação ou concurso. Neste artigo, você irá entender o que é a curva do esquecimento e descobrir as melhores dicas para diminuir o impacto que ela causa na sua preparação para o Revalida.

 

Continue lendo e saiba mais!

 

O que é a curva do esquecimento?

A memória humana não é perfeita e a maioria de nós esquece, de maneira natural e gradativa, metade de tudo aquilo que aprendemos. Nosso cérebro tem uma tendência de esquecer cerca de 50% daquilo que ele aprende. Dessa forma, se você não revisar o que estudou, é grande a chance de esquecer sobre aquele assunto em poucos dias. “Curva do esquecimento” é o nome dado ao conceito desenvolvido com base nos estudos do alemão Hermann Ebbinghaus. Conforme o gráfico, quanto mais o tempo passa, mais nos esquecemos do que foi estudado.

 

Assim que terminamos de estudar e compreendemos algum assunto, mantemos 100% das informações em nossa memória. Porém, nosso cérebro não é capaz de manter todas as informações retidas na memória, pois ficaria sobrecarregado. Para evitar a sobrecarga, a mente se desfaz de informações de maneira gradual ao longo do tempo.

 

Como a curva do esquecimento pode atrapalhar seus estudos?

A curva do esquecimento é mais comum do que parece, principalmente no caso de estudantes, que acumulam uma grande quantidade de conhecimento todos os dias. Caso isso não seja combatido através de ações eficientes, a curva do esquecimento pode prejudicar consideravelmente o desempenho do aluno na prova do Revalida.

 

Como minimizar os efeitos da curva do esquecimento?

Infelizmente, não é possível impedir a ação da curva do esquecimento. Como comentamos acima, ela ocorre de maneira natural com todos nós. Mas atenção: isso não significa que você irá esquecer tudo o que aprendeu. O verdadeiro segredo para minimizar os impactos da curva do esquecimento no seu dia a dia é fazer revisões regulares do conteúdo estudado. Ou seja, se você estudou hoje sobre Saúde da Família, amanhã você pode reservar um tempo, cerca de 15 minutos, para revisar o estudo do dia anterior.

 

O curso Revalidação 3.0, da Beready, é o mais completo do mercado para quem deseja se preparar para a prova prática do INEP. Através dele você pode vivenciar a prova exatamente como ela é. A prova do Revalida está replicada em nosso circuito de simulação em 2 dias, além de termos toda a infraestrutura replicada da prova com apito, atores, avaliador e técnico de filmagem dentro da sala. Ao final do curso você receberá sua performance gravada, um feedback personalizado e checklist com pontuação. Através da metodologia Beready, é quase impossível esquecer os conteúdos aplicados no curso.

 

Prepare-se com os especialistas. Inscreva-se agora!

Clique aqui e matricule-se hoje mesmo em nossas. Vagas limitadas!