No mês de junho, acontece o exame da segunda fase do Revalida INEP 2022. A prova prática será realizada nos dias 25 e 26, podendo ser realizada por todos os candidatos aprovados na primeira etapa do exame, a prova teórica (que teve o resultado divulgado no último mês de fevereiro no site do INEP). 

Para se preparar para a prova prática, é preciso reunir conhecimento, tranquilidade, paciência e persistência. Mas, acima de tudo, é preciso garantir uma metodologia de estudos para evitar sofrer com a curva de esquecimento e os percalços que qualquer prova pode trazer para um estudante. 

Pensando nisso, a Beready traz dicas para o médico que está buscando a revalidação do seu diploma, para que ele esteja sempre bem preparado e encontre o sucesso para iniciar uma nova fase em sua vida. Vamos ver as principais dicas para se preparar para a prova prática do Revalida.

Dicas para se preparar para a prova prática do Revalida 

Os aprovados na primeira etapa, agora, enfrentam a segunda etapa do Revalida 2022, mas como estar preparado? Existem dicas básicas que servem como um norte que deve ser aplicado a qualquer prova que for feita: ler o edital e saber o que pode cair; ter uma abordagem geral dos pontos mais comuns; fazer revisões; e também estar com a mente tranquila para a hora da prova.  

E não adianta ignorar essa última recomendação: estar com a cabeça tranquila e descansada é fundamental para o exame. Muitos participantes podem ficar nervosos e não conseguir desempenhar da melhor forma os seus conhecimentos na hora. 

Vamos às principais dicas para a hora de se preparar para a prova prática: 

Comece a estudar cedo 

O melhor horário para começar a estudar para o Revalida é agora. Isto é, se você já não começou ainda. Iniciar precocemente os estudos garante ao participante: tempo para revisão, tempo para correção dos erros, mais tópicos abordados e mais tempo para a consolidação do conhecimento. 

Exercite o seu conhecimento 

A segunda etapa do Revalida é um exame prático que mede as competências de cada participante em cinco estações. Portanto, não adianta ficar apenas na teoria, é preciso exercitar o conhecimento que já é sabido para poder aplicá-lo na hora do exame. Dessa forma, você estará pronto para receber o paciente, diagnosticá-lo e solucionar o problema exposto naquela estação. 

Lembre-se que a etapa é uma simulação do mundo real, logo, agir de forma natural, com segurança nos seus conhecimentos e encarando com seriedade a prova é fundamental. O seu paciente, por mais que seja um ator ou um boneco, precisa ser tratado da melhor forma possível, seguindo tudo que você pode exercitar anteriormente à prova. 

Saiba quais foram os seus erros na preparação 

Uma parte importante da preparação é poder aprender com seus próprios erros. Com isso, você não os repetirá na hora do exame e não sofrerá com a reprovação. É preciso colocar em prática com seriedade o que está sendo estudado, garantindo a melhor avaliação dos seus conhecimentos ainda durante a preparação. O melhor lugar para ter erros é quando eles ainda podem ser corrigidos. 

Prepare a parte mental para a prova 

Muitas pessoas sofrem com o aspecto mental na hora de realizar provas, independentemente de quais sejam. Como o Revalida significa uma grande chance para a carreira de profissionais que se graduaram no exterior, a ansiedade e o nervosismo podem se tornar excessivos nos dias anteriores ao exame e durante a prova. 

Por isso, o relaxamento nos períodos que precedem o Revalida, o descanso, a opção por atividades de lazer e a realização de exercícios físicos são bastante importantes. Eles ajudam a relaxar a mente e deixar o corpo pronto para a carga de adrenalina. Lembre-se que, se você se preparou bem, não há motivo para uma ansiedade que paralise! 

Inclusive, mesmo que você cometa erros durante a prova, é possível se recuperar e passar no exame. Não é uma prova de questão única. 

Conte com um curso de qualidade para o treinamento 

É possível se preparar para o Revalida sozinho, contando com as informações e lendo pela internet. Porém, o melhor caminho para a preparação, sem dúvida, é contar com a experiência de quem conhece o exame e as suas possibilidades de forma integral. 

Cursos como o REVALIDAÇÃO 3.0, da Beready, são a escolha certa para você. No caso deste curso, o estudante tem à sua disposição uma equipe formada por uma junta de especialistas para cada cadeira médica, com uma simulação real da prova prática, possuindo também a filmagem das performances. 

No Revalidação 3.0, o participante tem acesso a mais de 45 horas de imersão prática em cenários e estações de habilidades e um simulado que é uma réplica da prova INEP. Dessa forma, você estará mais bem preparado, inclusive com trabalhos focados na saúde mental. 

Esteja bem preparado para as suas provas! 

Para garantir o melhor preparo para o Revalida e para outras provas, a Beready conta com mais de 80 conteudistas de diversas especialidades médicas, sendo uma empresa envolvida e comprometida com a qualidade da formação médica e parceira dos médicos formados dentro e fora do país. 


Saiba mais sobre os cursos da Beready clicando <a